Quais as principais ferramentas de um evento virtual? Parte 2
- Laura Lacerda Fonseca
- 20 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

ANTES: Falamos sobre a ferramenta básica, plataforma, aqui.
AGORA: Vamos conversar sobre ferramentas de backstage.
Mas o que é o backstage de um evento virtual?
Tudo que é utilizado para controlar e emitir o que está na tela do attendee.
E aí, estamos falando de softwares de controle de conteúdo, técnica, mesa de corte, câmeras, Diretor Artístico, Diretor Técnico, trilhas sonoras, time codes, cenário, vinhetas, moderadores, respiros de conteúdos e muito mais.
Vamos com calma, que Roma não foi feita em 1 dia...
Para começar, vamos mais uma vez traçar um paralelo com evento físico, isso facilita muito o entendimento.
Depois que o cliente escolheu o local (plataforma de captação) e o acesso (plataforma de distribuição), qual seria o próximo passo?
Definir técnica e cenário, enquanto o conteúdo é preparado para ser apresentado (criação + cliente) e o Diretor Artístico + Roteirista "embrulham para viagem", isto é: tornam atraente para os convidados. Até aqui, tudo igual.
As diferenças a partir deste ponto, se tornam sutis.
Por exemplo: ao invés de você ter somente o sistema watch out, agora você tem um software que controla a distribuição do conteúdo.
Entre estes, os mais comuns são os OBS (Open Broadcaster Software) e o Vmix (Video Mixing Software). Contudo, existem outras opções, como por exemplo o Wirecast. Se estiver com disposição dê um confere também no Slobs (Streamlabs OBS) e no XPlist (que possui 2 versões: uma para gamers (Gamecaster) que tem ferramentas exclusivas para este tipo de transmissão e uma versão Broadcaster).
Sim, estes softwares precisam de técnicos qualificados e que entendam dos programas para que todas as funcionalidades possam ser utilizadas sem perda na qualidade do conteúdo.
Software de backstage, nem sempre é necessário, mas facilita muito o controle dos conteúdos e a interface entre plateia e palestrantes. Um bom programa controla não somente os CGs e molduras de uma tela de transmissão, como também consegue separar por rede social as mensagens postadas no vídeo ao vivo. Fica tudo mais fácil, concorda?
Um que eu acho simples, rápido e eficiente é o StreamYard. Minha sugestão é sempre ter na "cesta" da sua house pelo menos um facilitador acompanhando tudo por este programa ou outro similar.
A ação de separar (moderar) para o MC ou palestrante as perguntas ou comentários fica mais simples e ágil. E tanto pode ser feita através de moderação de chats e comentários nas redes sociais manualmente, com um moderador em cada plataforma de distribuição (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e a customizada para o cliente), e, aí, passando por um curador que definirá quais as perguntas mais pertinentes ou relevantes; quanto, através de um programa de backstage que já deixa visível a origem das interações, permitindo que o foco seja no conteúdo da interação e, além de diminuir a quantidade de pessoas que precisam reportar a informação, permite que ações simultâneas sejam tomadas pela mesma pessoa (encaminha uma pergunta relevante enquanto enfatiza um comentário na tela).
Tudo isso torna a execução muito mais fluída!
Compartilhe aqui nos comentários, suas experiências.
Queremos saber mais de como cada profissional vem executando suas entregas no on-line.





Comentários